Muitos brasileiros questionam-se sobre Como Pagar INSS 2024 e sabendo desta dúvidas decidimos por trazer em nosso guia uma série de manuais práticos para auxiliar cada modalidade de trabalhadores a alcançar esse objetivo de acordo com seus requisitos próprios.
Os pagamentos do INSS podem parecer bastante complexos e de fato são, porém com as informações certas você consegue completar cada etapa de forma rápida e assertiva. Entenda todos os detalhes a seguir:
Sumário
Como Pagar INSS pela Internet
Sempre que há um valor a ser pago ao INSS pelo contribuinte, empresa ou microempresário, muitas dúvidas surgem. Entretanto, com o avanço tecnológico, muitos brasileiros tem encontrado meios versáteis e atrativos para cumprir com suas obrigações.
A propósito, cada contribuinte que se encontra em dúvidas quanto à quitação de dívidas ou pagamentos mensais junta a previdência social pode beneficiar-se do pagamento pela internet.
Sendo assim, acompanhe nosso passo a passo e veja como é simples alcançar este objetivo iniciando pela emissão da GPS Online (Guia da Previdência Social):
- Acesse o portal da Receita Federal (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br);
- Procure por “Emissão de GPS para Contribuintes Individuais e para Empresas e Órgãos Públicos”, no menu principal;
- Indique se você filiou-se antes ou depois de 29/11/1999 e informe a categoria pertinente (NIT, PIS ou PASEP);
- Informar o código da imagem para completar a etapa de segurança;
- Em seguida, preencha todos os campos tidos como obrigatórios para enfim ter a parte digital de sua GPS;
- Verifique se todos os dados estão corretos e clique em “Salvar”;
- Por último, selecione “Emitir” e siga para a etapa de impressão.
Obs.: Com a guia em mãos siga para o pagamento da forma que achar mais prática. Na sequência traremos cada uma das opções possíveis.
- Confira tudo sobre o Extrato INSS MEI 2024, e como fazer a Prova de Vida INSS 2024 passo a passo.
Como Pagar INSS Carne Leão – Autônomo
Ao contrário do que muitos pensam, aqueles que trabalham de forma avulsa ou como trabalhadores autônomos contam com um método de contribuição próprio e isso precisa ser considerado antecipadamente.
Os trabalhadores autônomos não encontram mais dificuldades para pagar o INSS Carne Leão. Sendo assim, basta seguir alguns passos simples e pronto. Compreenda os detalhes:
- Copie e cole este link em sua barra de pesquisas da internet (https://www.gov.br/receitafederal/pt-br);
- Adiante-se em solicitar a sua Guia da Previdência Social através de seus dados profissionais, principalmente o CNPJ e o código do PASEP;
- Indique se prefere a versão digital ou faça a impressão;
- Siga para o pagamento pelo internet banking em seu smartphone ou realize a quitação pessoalmente em uma agência bancária.
Como Pagar INSS Guia GPS
A contemporaneidade fez com que os brasileiros tivesse uma série de opções para pagamento de sua guia GPS. Todavia, o próprio INSS indica que estes contribuintes utilizem-se ou do caixa eletrônico da Caixa Econômica Federal ou do aplicativo do banco para concluir essa etapa. Entenda:
Pelo Aplicativo
Todos os contribuintes que já estão acostumados com pagamentos virtuais precisam conhecer essa possibilidade, e também o INSS Digital. Para isso, siga nossas dicas:
- Baixe o aplicativo de seu banco pela Apple Store ou Google Play Store;
- Abra o app e faça um login com seus dados pessoais;
- Dirija-se até um caixa eletrônico e faça a validação de seu smartphone para poder utilizá-lo sempre que precisar;
- Volte ao app e utilize sua senha para um novo login;
- Dentro do portal, selecione “Pagamentos” e utilize o código da GPS;
- Verifique os valores e complete o pagamento, contanto que a data limite da guia seja respeitada.
Pelo Caixa Eletrônico
Desta forma, você não precisa de agendamentos e ainda resolve seu problema agilmente. Veja só:
- Vá até uma agência da Caixa Econômica Federal com seu do banco;
- Utilize um caixa eletrônico e escolha a opção “Pagamentos”;
- Escaneie ou digite os códigos de sua Guia da Previdência Social;
- Agora siga digitando sua senha e pague, enfim, os valores pertinentes ao seu débito com o INSS.
Obs.: Aqueles que preferirem o pagamento convencional também poderão se deslocar pessoalmente até uma casa lotérica para concluir tal etapa. Leve isso em conta!
Leia Também:
Quem Deve Pagar o INSS
Apenas alguns brasileiros devem pagar o INSS e essa dúvida acaba assolando muitos segurados, principalmente aqueles que não dispõem de uma carteira assinada ou atuam nos formatos convencionais de trabalho.
Sendo assim, confira com atenção quais os trabalhadores que podem pagar a Guia GPS neste ano de 2024:
- Empregadores;
- Microempreendedores;
- Trabalhadores autônomos;
- Empregados (as) domésticos (as);
- Etc.
Neste sentido, é preciso destacar que desempregados, estudantes ou donas de cada possuem uma incumbência opcional quando ao pagamento da GPS e o que ocorre na maioria dos casos é optar pelo não pagamento.
Enquanto isso, entre os trabalhadores autônomos há muitas categorias que devem arcar com esse pagamento, tais como: médicos, eletricistas, pedreiros, diaristas, trabalhadores avulsos, pintores e outras modalidades que trabalham de forma própria e desejam por acessar os benefícios da previdência social.
Não deixe de ler:
Como Pagar INSS Atrasado
Toda vez que uma GPS encontra-se em atraso, os contribuintes devem ter uma atenção majoritária no momento da quitação da dívida, pois a guia inicial já não será mais utilizável.
Com isso, exige-se que o contribuinte esteja atento aos juros e multas que esse tipo de omissão acaba incidindo sobre suas dúvidas. Ademais, esse procedimento costuma ser muito mais complexo do que o pagamento convencional por dispor de maiores requisitos.
Acompanhe nosso guia com cada um dos passos necessários para pagar seu INSS atrasado:
- Em primeiro lugar, vá até o portal https://www.gov.br/receitafederal/pt-br;
- Identifique-se e depois escolha a opção “Emissão de GPS para Contribuintes Individuais e para Empresas e Órgãos Públicos”;
- Preencha cada um dos dados obrigatórios e prossiga;
- Neste ponto, você deve indicar se é um contribuinte facultativo ou individual + seu número de identificação de acordo com sua modalidade (PIS, PAESP ou NIT);
- Aqui, você pode simplesmente gerar a sua guia após definir a data pertinente;
- Com isso, o boleto já será emitido com todos os juros e a respectiva multa pertinente ao atraso no pagamento;
- Agora, basta seguir com o pagamento visando com atenção a nova data definida no documento, evitando assim o acréscimo de juros ainda superiores!