É natural que os brasileiros tenham questionamentos quanto ao Auxílio Acidente 2024. Isso acontece, em grande parte, por conta das diversas questões que envolvem esse benefício.
Se você deseja saber um pouco mais sobre o Auxílio Acidente 2024, então entenda primordialmente que você chegou ao lugar certo. Neste contexto, você estará pronto para solicitar o auxílio, se assim for necessário. Continue lendo!
Sumário
O que é Auxílio Acidente 2024
O auxílio acidente nada mais é do que um benefício de direito de todos os contribuintes do INSS que passam por algum tipo de acidente no trabalho ou recorrente de sua atividade profissional.
O segurado em condição de acidentado pode garantir seu sustento através deste benefício previdenciário definido e firmado o artigo 86º da Lei nº 8.213 vigorada em 1991.
Assim, fica evidente que as lesões posteriores ao acidente também são cobertas pelo programa assistencial, porém cada questão precisa ser visualizada especificamente por um médico perito do INSS.
É importante frisar neste ponto que, embora ter laudos e receitas médicas ajude na aprovação do benefício, a decisão final será sempre do perito oficial do (Instituto Nacional do Seguro Social).
Os valores são pagos pelo INSS em uma conta corrente ou poupança cadastrada previamente pelo contribuinte na quantidade de parcelas decretadas após a perícia ser completada.
Posteriormente, para manter ou cessar os pagamentos do benefício, uma nova perícia deve ser marcada. Sendo assim, tenha cautela quanto às datas e evite perder seus direitos.
Ademais, considere que o INSS começa a arcar com os pagamentos após o décimo quinto do ocorrido ou do afastamento, enquanto que a empresa em questão é responsável por pagar os valores ao trabalhador em casos de contratos tradicionais.
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Quem tem direito ao Auxílio Acidente?
Por mais que as regras pareçam simples, o auxílio acidente é destinados apenas a alguns trabalhadores em específicos e isso precisa ser compreendido.
Ainda assim, este benefício previdenciário consegue ser bastante abrangente. De uma maneira geral, preparamos uma lista com todos aqueles brasileiros que possuem direito ao auxílio acidente neste ano de 2024. Confira com atenção aos detalhes:
- Trabalhadores rurais;
- Empregados que atuam em área urbana;
- Trabalhadores avulsos;
- Empregadas domésticas;
- Segurados em modalidade facultativa.
Requisitos Auxílio Acidente
Mas não para por aí, somente os trabalhadores que foram englobados pelos demais requisitos do programa é que poderão solicitar os pagamentos.
Isso pode confundir alguns requerentes, mas a verdade é que simplesmente trabalhar nas modalidades descritas anteriormente não é suficiente para receber tais valores.
Com isso definido, destacamos que o segurado em questão passar por uma das situações descritas a seguir:
- Sofrer algum tipo de acidente, independentemente da razão geradora;
- Apresentar uma redução da carga de trabalho em decorrência do acidente (parcial);
- Precisar pausar (integralmente) seu trabalho de modo indeterminado;
- O acidente precisa ter uma relação direta ou indireta com os males pelos quais o indivíduo está passando;
- Etc.
Tome Nota: Lembre-se que para o benefício ser liberado o trabalhador precisa estar em dia com as contribuições do INSS ou em período de graça. Ainda neste sentido, também se torna obrigatório que o perito oficial do INSS garanta a veracidade dos fatos e suas respectivas gravidades.
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Documento Necessário Auxílio Acidente
Um dos passos mais importantes para requerer o auxílio acidente é recorrer à organização de cada um dos documentos obrigatórios para tal solicitação.
De uma maneira geral, destacamos que apesar das especificidades, grande parte dos casos onde o auxílio acidente é liberado, você precisará ter em mãos os seguintes dados e documentos. Não perca tempo e confira quais são:
- Atestados médicos, receitas e/ou lados;
- Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), se houver;
- Carteira de trabalho Digital (opcional);
- Título de eleitor (opcional);
- RG;
- CPF.
Agendamento Perícia Médica Auxílio Acidente
De acordo com o que foi evidenciado anteriormente, torna-se necessário compreender como agendar a perícia INSS médica para o auxílio acidente realmente é feita.
Em síntese, ressaltamos que o INSS apresenta duas possibilidades neste quesito: pelo aplicativo ou via site. Com o objetivo de facilitar a sua vida, preparamos um manual para cada método.
Assim você pode escolher a forma de agendamento INSS que mais combina com o seu perfil. Não perca nenhum detalhe e evite erros:
Agendamento pelo site
- Acesse o INSS digital pelo link: https://meu.inss.gov.br/#/login;
- Realize sua identificação através do número de CPF/CNPJ e senha;
- Passe pelo procedimento de segurança e clique em avançar;
- É seu primeiro acesso? Se sim, opte por “Cadastra-se agora”;
- Nesta etapa será necessário indicar cada um dos dados e documentos requeridos;
- Posteriormente, escolha uma senha confiável e que esteja disponível no sistema;
- Confirme positivamente, caso todas as informações estejam nos conformes;
- Retorne ao menu inicial para validar sua senha e realizar um novo login;
- Siga para “Agendamentos/Solicitações”;
- Indique “Atendimento Presencial” e evidencie o item “Perícia Médica”;
- Preencha o formulário e confira se dos dados automáticos estão certos;
- Neste ponto, avance para continuar sua solicitação, basta selecionar “Enviar”;
- Por último, escolha o melhor horário e data para comparecer a uma unidade do INSS;
- Caso tenha dúvidas, basta informar seu CEP para que o sistema escolha o melhor endereço para a perícia. Por fim, emita o seu formulário de solicitação.
Agendamento via aplicativo
- Adentre à loja de aplicativos do seu celular ou tablet (Apple Store ou Google Play Store);
- Busque por “Meu INSS” (aplicativo 100% gratuito e compatível tanto com aparelhos Android quanto iOS);
- Clique em “Instalar” e comece a baixar;
- Assim que a instalação for concluída, clique em “Abrir Aplicativo”;
- Faça um login com seus dados previamente cadastrados no site do INSS (https://www.gov.br/inss/pt-br);
- Nesta etapa, passe pelo procedimento de segurando indicando “Não sou um robô”;
- Dentro do portal, procure pela opção “Agendamentos”;
- Siga para o formulário de agendamento e informe todos os dados exigidos pelo sistema;
- Dentro deste documento, assinale a lacuna referente a “Perícia INSS”;
- Agora, prefira a melhor data e horário para comparecer ao local indicado pelo sistema munido de todos os documentos necessários para passar pela perícia médica;
- Neste ponto, lembre-se de emitir sua guia de solicitação e imprimi-la para levar no dia da perícia;
- E pronto, seu agendamento estará devidamente feito!
Obs.: Ao escolher este tipo de acesso, você terá as melhores condições para fazer demais consultas ou solicitar serviços da previdência sempre que quiser, evitando assim cair no pente fino INSS. Leve isso conta!